Et si tu n'éxistais pas - Joe Dassin

Lover Why

sábado, 31 de agosto de 2013

Poemas:Estoril 1972-74 - Drogado - Destino - Existe etc



Recordando Mc Luar -Manique do Estoril: 72-74

1: DROGADO

Traz nos olhos um enigma
feito de restos de ópio e nicotina
Vê um mundo colorido, róseo e verde,
mas traz a morte na retina...

No peito traz vida de hippy e fadas
voando entre doçura, rosas e flores
na cabeça também traz quimeras
e nas mãos o destino de várias cores..
.
Dentro de si traz frescura e suavidade
e no cabelo o pensamento, Liberdade
de fumar um cigarro, de se drogar...

Dentro de si traz amigos e vai-os encontrar
a beber a morte pelos dedos e a sonhar:
Que droga de mundo de infelicidade!



2: DESTINO

No mar deixei sepultado meu segredo
que a cada momento vai e vem nas águas
é desejo que nunca vi, amor não nego
que seja um choro, um grito, minhas mágoas...

No meio das ondas que se desfazem na areia,
vejo o sofrimento de um coração triste
além, muito mais além reaparece uma seria
levantando no ar os braços, dizendo que existe...

Uma esperança renasce no meu peito
um grito lancinante diz-me que existo
agarro o passado, não o largo, não desisto...

Num esforço indómito fecho a mão, persisto
e cerro os dentes, fecho os olhos, não aceito
a imposição do destino: só assim fiico satisfeito...



3: EXISTE

No ar da Arcádia há perfume
de rosas por abrir, e lume
que arde sem se sentir
sorrisos que riem sem sorrir...

No vento que corre pelas casas
sem olhar às cores do tempo
e que célere voa sem ter asas
trago o meu pensamento...

No coração existe o gemido
dum sofrer não sofrido
mas que dói sem ser sentido

Nos olhos, janelas abertas por abrir,
há um mistério por existir...
Eu acredito em quem sabe sorrir!



4: EM TI


Nos teus olhos,
escondo meu mundo de felicidade,
minha vida,
minha dor...
Na tua boca
sepulto meu segredo
triste e ledo
onde enredo meu medo...

Na tua face
espelho meu olhar singelo
e o desejo que tenho de te amar...
No teu peito
descubro a razão de ser,
de sofrer, de viver
e te pertencer...

Nas tuas mãos
coloco minha vida,
minha esperança,
meus medos, meu ser...

No teu coração
quero apenas encostar o meu
para que ele fale com o teu
e me mostre como é que a paixão

caminha pelo céu...
Em ti...



5: OBSESSÃO


A noite
surpreendeu nosso amor em ebulição
e o calor veio empolar a nossa paixão...

Teu nome
não desarma, não desiste
é obsessão que persiste no meu coração...

A paz
da tua vida é uma melodia de amor
e a lua quando suspira inebria o nosso ardor...

Mesmo assim
teu nome vive e cresce dentro de mim
como uma flor em romance de amor...



6: DestERRO

Destes contrafortes em xadrez me apartei
para respeirar a Liberdade
que ululava nas veias da saudade...

Oh tempo de contradição e maldição,
minha voz vegeta e grita abafada
nos laibirintos da celestial tirania
e a minha vida poeta crepita por nada
neste desterro narcotizado de abulia...

Criança, bébé, menino-bem não pensava
ía onde a maré senil me obrigava...
Agora é chegada a hora de partir!
Coragem, não tenho medo de decidir!

Uma tarde de Dezembro 73 quebrei de vez
a vigilância dos contrafortes em xadrez
e comecei a respirar o insenso da Liberdade
que jorrava de mim em doce afectividade...

Se meu futuro se derreter em desterro
a verdade fará a felicidade do meu erro...
Se a esperança morrer criança
o tempo vivido aqui dar-me-à confiança
e entao partirei feliz, de vez e sem saudade
a afrontar os caprichos e as sevícias da divindade...

Destes contrafortes de contradição e maldição
me apartei para quebrar o sermão
que a maré senil selou com a santidade,
porque neste covíl ninguém dá tréguas à Liberdade!...


Lud MacMartinson


Mc. Luar ( IMS - Manique do Estoril ) , PORTUGAL - 1973
" In Pulsações Clandestinas " - de 1965 a 1974 

Um comentário:

lili disse...

Maravilhoso amigo!!

...dizem que a vida imita a arte e arte imita a vida, mas a verdadeira arte de escrever é para quem demonstra um sorriso no olhar, e o escritor se completa com o autêntico olhar de um leitor, pois esse é o elo que faz toda alquimia das palavras...
Beijo nesse coração ,que
respira,vive poesia!!